domingo, 18 de julho de 2010

Pendurou a tesoura


O Bodinho perdeu uma das vistas e se aposentou, onde funcionava a barbearia: placa para locação,barbeiro Antonio Rosada, de 87 anos, mais conhecido como "Bodinho" - uma das figuras mais populares de Limeira - decidiu aposentar as tesouras após 72 anos de profissão. A decisão foi tomada após um problema de saúde. Recentemente, Bodinho perdeu a visão de seu olho direito, situação provocada por um glaucoma. Além disso, o barbeiro iniciou tratamento para a sua vista esquerda, que também começou a provocar deficiência.
Bodinho, que foi operado há cerca de um mês em Ribeirão Preto, diz que o glaucoma o pegou de surpresa. "Um dia acordei às 6h da manhã para tomar café, comecei a ver pontinhos e quando voltei para o quarto minha vista apagou. Foi de uma hora para outra", relata.

Segundo o barbeiro, mesmo com a operação, o problema não foi sanado. "Não consegui nem avisar minha clientela, fechei o salão e agora fico em casa sentado no sofá", lamenta. "O médico pediu para eu tomar conta da minha saúde, por isso não posso mais trabalhar".
Bodinho revela que ficou chateado com o fato, já que não pensava em parar de trabalhar. Os clientes fiéis - há alguns que cortam o cabelo com ele há cerca de 60 anos - agora terão que procurar outro profissional.
O barbeiro, porém, revela ter deixado sucessores. "Tenho uma filha que é cabelereira e um irmão que começou a trabalhar como barbeiro por minha causa, já que na época eu tinha muito serviço e precisei chamá-lo para me ajudar", conta.

HERDEIRA

A filha cabelereira Maria Clarice Rosada conta que, de tanto ver o pai na profissão, decidiu seguir os mesmos passos. "Quando era criança, cortava os cabelos das minhas bonecas. Aos domingos ia com meu pai para a barbearia. Aos 14 anos, comecei a fazer unha e aos 16 fiz meu primeiro curso de cabelereira e não parei mais", revela.
Apaixonada pela profissão, Clarice afirma que não saberia escolher outro trabalho. "Assim como meu pai, tenho minha clientela fiel. Estou indo para o mesmo caminho dele e me orgulho disso", diz.

A cabelereira relata que a família sentiu muito com relação a aposentadoria antecipada de Bodinho, já que ele não queria parar de trabalhar tão cedo. "A família lamenta, porque ele é um homem ativo e agora está parado, dependendo dos outros".
Quem também vai sentir falta do barbeiro são os comerciantes da redondeza do seu salão, que funcionava na esquina do Mercado Modelo. Agora, o imóvel está para alugar. A comerciante Adelaide Spagnol de Paiva, por exemplo, lembra da atuação de Bodinho. Na opinião dela, o barbeiro é muito expansivo e comunicativo. "Vai fazer falta", garante.

Nenhum comentário: